sexta-feira, 15 de novembro de 2013

PROGRAMA GANHE O MUNDO: Depoimento do aluno João Marcos da Silva.


Canada é um país realmente incrível, tudo que eu tenho observado por aqui tem uma beleza e uma magnificência inacreditável. Quando eu aqui cheguei, um pouco mais de dois meses atrás, tudo que eu podia ver em todos os lugares era a cor verde. Verde este que também é diferente do verde no Brasil, digo isso porque as arvores presentes na natureza canadense são muito diferentes das que o nosso país possui. Mesmo no avião viajando pra esse lugar eu já tinha observado o que esse país, no qual estou agora, estava guardando para mim. Quando desembarquei no aeroporto e entrei no carro em direção a cidade na qual eu estou, Campbellton, eu não podia parar de olhar pela janela, mesmo que as arvores tinham a mesma cor e pareciam ter a mesma forma, de qualquer modo aquilo tinha uma beleza deslumbrante pra uma pessoa que nunca tinha as visto. Chegando a Campbellton minha felicidade chegou a um nível que eu pensei jamais ter tido antes.

 A cidade é simplesmente perfeita, pequena, mas desenvolvidíssima, sendo cortada por um imenso rio que é cruzado por uma ponte, na verdade uma obra de arte que tem o nome do pai do meu pai anfitrião. O contato com a natureza é o que faz dessa cidade ainda mais especial. Caminhando pelas ruas o que pode ser observado são casas maravilhosas arrodeadas por grandes árvores e carros, todo mundo aqui tem carro aqui, é impressionante, ou então se a vontade é observar um lugar realmente bonito, o que precisa ser feito é apenas caminhar ao lado do rio, entretanto, o que realmente me fez e que continua me fazendo perceber o quão diferente essa cidade é, são as pessoas que vivem aqui. É impossível sair pra caminhar e não escutar um “Bom Dia” ou um “Como você está?”, ou então ver um sorriso amigável em direção a você. As pessoas são realmente diferentes. Eles são o que me da força pra continuar lutando aqui tendo como foco o que eu tanto quero e tenho trabalhado pra conseguir: tornar-me fluente em inglês. A grande mudança seguinte foi a chegada do outono. Esse foi um dos mais bonitos momentos que já tinha visto em toda a minha vida. Quando eu cheguei aqui tudo lugar que eu olhasse eu iria ver uma magnifica cor verde, mas quando o outono chegou as cores começaram a mudar, aos poucos eu fui observando que algumas folhas começaram a ficar meio alaranjadas e com o tempo mais e mais folhas foram mudando suas cores e quando eu pude observar, para todo ponto que olhasse eu iria ver uma arvore totalmente vermelha ou amarela ou ainda verde. A minha cidade estava tão perfeita que eu cheguei a escrever um texto dizendo que qualquer lugar que olhasse eu estava vendo uma pintura digna de ser exposta em um museu.

 Só imaginem um lugar onde todo canto que se olha tem um vermelho ou um amarelo radiante. Inesquecível o que eu vi nessa região. Enquanto todas essas mudanças estavam acontecendo eu estava viajando e conhecendo outros lugares com minha família anfitriã. Eu os considero verdadeiramente como minha família. Dessa forma eu posso escrever com toda certeza que eu tenho um pai, uma mãe e quatro irmãos canadenses, na verdade um irmão é colombiano, mas nós estamos dividindo a mesma casa no Canada, dessa maneira ele é como meu colombiano irmão canadense. Neste exato momento o que está acontecendo é mais uma troca de estação. Agora eu estou me divertindo muito mesmo com a neve, mas ao mesmo tempo tenho sofrendo muito com o frio que vem junto com ela. Esse é o resultado da chegada do amigo de uns e inimigos de outros: o Inverno. Agora todas as cores estão perdendo espaço para o branco, fator que com certeza não significa que a cidade está perdendo sua beleza, muito pelo contrario, esta frio, é verdade, mas a cidade ganhou uma beleza indescritível. Todas as ruas, os telhados das casas e até os carros cobertos por neve! Incrivelmente bonito! E essa é a maneira que tem corrido o meu intercâmbio até este momento, muita felicidade, novas amizades e muitos aprendizados adquiridos. 

Tenho aprendido muito mesmo por esses meses que tenho estado aqui, digo isso em relação não somente ao inglês, que inclusive tenho me saído bem eu acho, mas também em relação ao meu melhoramento como pessoa. Aqui tenho os meus momentos comigo mesmo, e nesses momentos que eu penso e percebo o quanto este intercâmbio esta sendo gratificante para mim. E nesses momentos também que eu paro e penso nas pessoas que estão ai no Brasil torcendo pelo meu sucesso. Para essas pessoas o meu muitíssimo obrigado!

Um comentário:

  1. Nós da Escola de Referência de Panelas, desejamos a você João Marcos, toda a felicidade do mundo e muito sucesso na sua vida! Estamos ansiosamente aguardando a sua chegada!

    ResponderExcluir