Mais de 4 mil profissionais ligados à educação estiveram reunidos no Recife,
desde quarta-feira (24), para participando de um congresso que
discute inovações nos métodos de ensino. Em sua 11º edição, o Congresso
Internacional de Tecnologia na Educação irá trazer profissionais da
Europa e da América Latina para participarem de palestras, além de
divulgar mais de 200 trabalhos de pesquisas científicas.
Os palestrantes vieram de países como Brasil, Argentina, Portugal e
Itália. A conferência magna de abertura do congresso, com o título
"Formação de Pensadores - A educação no século XXI", está sendo proferida por
Augusto Cury, pensador, médico psiquiatra, psicoterapeuta e autor de
livros publicados em mais de 60 países. Para o encerramento, Mário
Sérgio Cortella, conhecido filósofo brasileiro, doutor em educação,
professor e escritor, faz a conferência "Da oportunidade ao êxito: Mudar
é complicado? Acomodar é perecer".
Atualmente, o congresso já é considerado o maior na área educacional do Brasil. Arnaldo Mendonça, coordenador do evento, acredita que a reunião de profissionais da área possibilita a discussão de novos meios para facilitar a construção do conhecimento. “É um ambiente de efervescência de conhecimento. As pessoas vêm no clima de euforia, conhecem a realidade do Brasil inteiro, do que está dando certo, o que pode funcionar na sua escola”, comentou.
Nesta quinta-feira (25), o filósofo e psicanalista italiano Mauro Maldonato realiza a conferência “Maravilha, descoberta, invenção: Um mapa do caminho para a escola do futuro”. O português José Pacheco, que desenvolve projetos de escolas sem séries, salas e provas, conversa com os profissionais de educação na sexta (26), com a palestra “A Escola enquanto Comunidade de Aprendizagem”. A programação completa do evento pode ser conferida através do site do congresso.
Os trabalhos dos participantes de todo o Brasil serão apresentados em duas modalidades: oral e através de banners. O Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, promovido pelo Sistema Fecomércio - Pernambuco, com apoio da Faculdade Senac, acontece até o próximo sábado (27). “A gente começou com um seminário para capacitar professores e hoje alcançamos esse evento. Isso deixa claro que os profissionais de educação estão buscando se capacitar, não estão acomodados. E o espaço é para divulgar e levar as ideias e experiências para um público grande”, detalhou Arnaldo Mendonça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário